Falta de água persiste na alta temporada turística
(Foto: Sirlei Dutra)
No melhor mês de julho da história de Gramado, a Corsan não poderia faltar. Da pior forma possível, é claro, com a falta de água.
Nesta segunda-feira (23), a coluna recebeu reclamações de vários clientes da empresa responsável pelo abastecimento de água. A primeira veio do condomínio Buena Vista, ao lado do Serra Park. Depois vieram mensagens de condomínios em bairros em pontos mais altos. Um deles foi o de um prédio entre as ruas Theobaldo Fleck e Bela Vista, ironicamente em frente ao reservatório que a Corsan prometeu que estaria pronto antes da alta temporada de inverno. O jeito foi recorrer ao caminhão-pipa.
A Corsan é um problema insolúvel para Gramado. Possui profissionais locais competentes, mas as decisões ficam centralizadas na sede da companhia, em Porto Alegre. Resultado: só toma medidas efetivas quando é colocada contra a parede, como foi o caso da ação civil pública impetrada pelo Ministério Público em 2017, e que resultou em medidas paliativas que, até o presente momento, não solucionaram o desabastecimento.
Fonte: Miron Neto